quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Almoço com FULÔ IPÊ

Olá amigos,

Como mencionei em um Post anterior, a Diageo acaba de lançar uma nova cachaça Fulô no mercado, agora envelhecida em madeira de Ipê. Tive o privilégio de ser convidado para um almoço com o Vicente Bastos Ribeiro, que é o responsável pela produção de todas as cachaças Fulô e Nega Fulô. As Marcas Nega Fulô e Fulô hoje são da multi-nacional de bebidas Diageo, sendo que as cachaças são 100% produzidas na Fazenda Soledade, no estado do Rio de Janeiro, sob a supervisão rigorosa do Vicente. Bem depois dessa breve apresentação, vamos a parte prazerosa, a degustação.
Junto com o Vicente, estavam presentes pessoas ligadas ao "universo" da Cachaça, como meu amigo Mauricio Maia, um dos responsáveis pela organização do ranking de Cachaças da revista Playboy e autor do Blog "O CACHACIER". O Professor Jairo Martins, um dos maiores estudiosos da nossa típica bebida brasileira a Cachaça, autor do livro "Cachaça, o mais Brasileiro dos Prazeres", tb autor do site "O Cachacista", além de pessoas ligadas a gastrônomia, como o Jefferson Rueda dos restaurantes Pomodori e Dona Onça, e claro deste "escritor" que vos fala ou melhor escreve...........
A degustação foi muito interessante, pois o pessoal da Fulô, preparou uma caixa com pedaços de madeiras dos "tonéis, pipas, barricas, ou como quiserem chamar" onde envelhecem as cachaças fulô que são:
  • NEGA FULÔ - Envelhecida em Carvalho (só a titulo de informação essa é a única que mantém o nome NEGA FULÔ, as demais é somente FULÔ)
  • FULÔ JEQUITIBA - Envelhecida em Jequetiba
  • FULÔ IPÊ - Envelhecida em Ipê
com esses pedaços de madeira de cada tipo, fizemos um exercício Olfativo com as madeiras e depois fomos para os testes olfativos nos copos das cachaças, ah e um detalhe como poderão ver nas fotos, os copos eram escuros, e as cachaças servidas sem sabermos quais eram. Também pudemos provar alguns coquetéis preparados com as diferentes cachaças, como uma "caipirinha" de 3 limões (Cravo, Taiti e siciliano) feito com a Fulô Jequitibá, uma re-leitura do clássico Dry-Martini, sendo o Gin Substituido pela mais nova integrante da família Fulô a IPÊ. Bem deixa ir encerrando e deixando vocês com um pouco de água na boca com as imagens.

 Caixa com as Madeiras dos Tonéis

Copos Pretos, para degustação "as cegas"

"Familia FULÔ"

Caçulinha da Familia - FULÔ IPÊ

Convidados

Convidados

Convidados


Com relação a Fulô IPÊ, achei muito agradável,  nada agressiva ao paladar, o famoso jargão "desce macia", com uma graduação de 38%, vai muito bem degustada pura, podendo ser resfriada, ou em coquetéis com frutas, afinal nosso Brasil é muito rico em frutas, o que nos possibilita uma gama de sabores.


Claro que não poderia de deixar de comentar sobre o local do encontro, que foi no Bar Astor, onde fomos muito bem atendidos, e os petiscos e a comida estavam execelentes, e acompanharam muito bem as "estrelas" do almoço..

"Saúde e bons Goles".. sempre bebendo com moderação


Nenhum comentário: